Nature: Marlim-azul

Marlim-azul


O marlim-azul ou espadarte-azul (Makaira nigricans) é um peixe teleósteo, oceânico, da família Istiophoridae das águas tropicais e subtropicais do Atlântico e do Pacífico. Chega a medir até 4 metros de comprimento, possuindo dorso preto-azulado, ventre branco-prateado, primeira nadadeira dorsal preta ou azul-escura e as restantes marrom-escuras a azul-escuras.

O mais pesado pescado tinha o peso de 750 kg. É uma espécie muito procurada em pesca desportiva. O marlin azul põe milhões de ovos de uma só vez, e cada um dos ovos mede 1 milímetro de diâmetro. Também é conhecido pelos nomes de agulhão, agulhão-azul e agulhão-negro.

Sobre a foto: O fotógrafo brasileiro Daniel Botelho viajou pela África do Sul rebocando um bote para clicar a corrida das sardinhas. Ele conseguiu registrar um acontecimento daqueles em que é preciso estar no lugar certo e na hora certa. Ele clicou uma cardume de sardinhas, atraindo diversos predadores, entre eles um marlim azul, que raramente é visto em ação predatória.

A corrida das sardinhas é um dos maiores fenômenos marinhos e ocorre na costa da África do Sul entre maio e julho.

Foto: Daniel Botelho
Nature - OpenBrasil.org
Página anterior